04 Hormônios que estão relacionados ao Bem-Estar

Post

04 Hormônios que estão relacionados ao Bem-Estar

04 hormônios que estão relacionados ao bem-estar

Existem alguns hormônios produzidos pelo nosso corpo que são fundamentais para a sensação de prazer, de bom humor, de bem-estar!

Logo abaixo falo um pouquinho sobre eles e sobre formas de melhorar sua produção.

1) Dopamina:

Está relacionada com o sentimento de recompensa! Motiva ajuda a completar as tarefas do dia a dia. Ajuda no humor, na sensação de superação. Estimula o teu cérebro a completar uma tarefa e te dá aquela sensação boa de dever cumprido quando você termina.

2) Ocitocina:

Além de estimular as contrações do útero no trabalho de parto e a lactação, ela ajuda na diminuição da ansiedade e dá uma sensação de calma. Dá confiança para a construção de relações sociais confiantes e ajuda nos relacionamentos amorosos, aumentando a conexão com o parceiro e, consequentemente, o desempenho sexual. Muitos a chamam de hormônio do amor.

3) Serotonina:

Tem um papel importante na sensação de bom humor, ajuda no controle do sono, da fome e até da libido. Quando ela está deficiente, é comum a sensação de depressão, tristeza, pensamentos negativos. Sabe aquela sensação boa de ouvir uma música que a gente ama? Vem em grande parte da liberação de serotonina.

4) Endorfina:

É liberada quando você está se sentindo estressada ou com dor, na tentativa de ser um analgésico natural. Pode ser considerada uma “morfina natural”. Até a dor causada pelo exercício pode ser ressignificada em sensação de bem-estar pela liberação de endorfina.

Existem formas simples de melhorar a produção desses hormônios tão importantes. Um abraço, uma atividade física, o ato de se cuidar, como tirar um tempo para si, para fazer algo que te agrade, para estar em contato com a natureza, para rezar, meditar, podem te ajudar na liberação dessas substâncias.

Pacientes com depressão ou ansiedade podem ter a deficiência de 1 ou mais dessas substâncias. Por isso, é sempre importante se atentar que o tratamento medicamentoso é importante sim, mas você pode contribuir, e muito, no sucesso do seu tratamento com atos simples do dia a dia.

Abraços! Dra. Carolina Deusdará.

Endocrinologista em Campina Grande

Últimos Posts

Entre em Contato

Fale conosco através de um dos canais de comunicações.